Pular para o conteúdo principal

Oscar Wilde


Escritor irlandês

Biografia de Oscar Wilde

Oscar Wilde (1854-1900) foi um escritor irlandês, autor da obra “O Retrato de Dorian Gray”, seu único romance, considerada uma das mais importantes obras da literatura inglesa. Escreveu novelas, poesias, contos infantis e dramas. Foi mestre em criar frases irônicas e sarcásticas.
Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde (1854-1900) nasceu em Dublin, Irlanda, no dia 16 de outubro de 1854. Filho do médico Willian Wilde e da escritora Jane Francesca Elgee, defensora do movimento para independência irlandesa. Cresceu rodeado de intelectuais. Criado no protestantismo, converteu-se ao catolicismo. Estudou no Trinity College, em Dublin e ganhou uma bolsa de estudos para estudar em Oxford. Foi morar em Londres, onde teve uma vida movimentada, regada aos prazeres da bebida, escrevendo poemas e textos para o teatro.
Oscar Wilde criou o movimento estético denominado "Dandismo", baseado na ideia de que a vida deveria ser norteada pelas preocupações artísticas como forma de enfrentamento dos problemas do mundo moderno. Visava transformar o tradicionalismo da "Época Vitoriana", levando um tom de vanguarda às artes. Escrevendo para o teatro, chegou a ter, ao mesmo tempo, três peças em cartaz nos teatros ingleses.
Em 1883, Oscar Wilde vai morar em Paris, onde entra para o mundo literário local, o que o levou a abandonar o movimento estético. De volta à Inglaterra casa-se com Constance Lloyd, filha de um advogado bem sucedido de Dublin. Vão morar em Chelsea, bairro dos artistas londrinos. O casal teve dois filhos. Os anos de 1887 e 1888 foram os mais produtivos do escritor, publicou poemas, contos e novelas. Em 1891 publicou sua obra prima "O Retrato de Dorian Gray", romance que retrata a decadência moral humana.
Em 1895, Oscar Wilde é acusado de ter um caso amoroso com Lord Alfred Douglas (Bosie), filho do Marquês de Queensberru. Processado pelo marquês é severamente condenado pela lei inglesa. É levado a julgamento, pela terceira vez, e condenado a dois anos de prisão. Wilde viu sua fama desmoronar, seus livros foram recolhidos e suas comédias retiradas de cartaz. Na prisão escreveu "A Balada do Cárcere de Reading" e "De Profundis", uma longa carta ao Lord Douglas. Libertado no dia 19 de maio de 1897, foi morar em Paris, passando a usar o pseudônimo de "Sebastian Melmoth". Passou o resto de seus dias morando em hotéis baratos e se embriagando.
Oscar Wilde morreu em Paris, vítima de meningite, no dia 30 de novembro de 1900.

Obras de Oscar Wilde

Ravena - 1878
Vera - 1880
Niilistas - 1880
A Duquesa de Pádua - 1883
O Príncipe Feliz - 1888
O Rouxinol e a Rosa - 1888
O Gigante Egoísta - 1888
O Fantasma de Canterville - 1888
O Crime de Lord Artur Savile - 1888
O Retrato do Sr. W. H. - 1889
O Retrato de Dorin Gray - 1891
A Alma do Homem sob o Socialismo - 1891
O Leque da Lady Windermere - 1892
Uma Mulher sem Importância - 1893
A Importância de ser Prudente - 1895
Um Marido Ideal - 1895
De Profundis - 1897
A Balada do Cárcere de Reading - 1898

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Robinson Crusoe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Robinson Crusoe Frontispício da primeira edição Autor(es) Daniel Defoe Idioma inglês Lançamento 25 de abril de 1719 Robinson Crusoe é um romance escrito por Daniel Defoe e publicado originalmente em 1719 no Reino Unido . Epistolar , confessional e didático em seu tom, a obra é a autobiografia fictícia do personagem-título, um náufrago que passou 28 anos em uma remota ilha tropical próxima a Trinidad , encontrando canibais , cativos e revoltosos antes de ser resgatado. O livro foi originalmente publicado na forma de folhetins em The Daily Post, sendo o primeiro romance-folhetim. [ 1 ] O título original da obra é The Life and Strange Surprizing Adventures of Robinson Crusoe, of York, Mariner: Who lived Eight and Twenty Years, all alone in an un‐inhabited Island on the Coast of America, near the Mouth of the Great River of Oroonoque; Having been cast on Shore by Shipwreck, wherein all the Men peris

O Artigo Definido em Inglês

in Share O artigo definido the , é a palavra mais usada na língua inglesa. Ou seja, de todas as palavras que existem em inglês the é a que ocupa o primeiríssimo lugar. Em português, the significa o, a, os, as . É engraçado ver páginas e mais páginas em gramáticas da língua inglesa destrinchando todas as regras de uso de tal palavra. O pior é a perda de tempo que alunos e professores gastam tentando entender e explicar estas tais regras. O conselho que sempre dou a professores e alunos é aprender ou ensinar apenas as diferenças. Nada de ficar procurando chifre em cabeça de cavalo. O segredo é entender as diferenças e ponto final. Sem regras! Sem chatices! Sem enrolação! Por exemplo, em português podemos dizer ‘ meu carro ‘ ou ‘ o meu carro ‘. Isto é, podemos usar o artigo definido [ o, a, os, as ] antes de adjetivos possessivos [ meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, etc ]. Em inglês nunca usamos o the antes de my, your, his, her, our, their : o meu carro = my car