Pular para o conteúdo principal

Daniel Defoe


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Daniel Defoe
Nome completo Daniel Defoe
Conhecido(a) por Robinson Crusoé
Nascimento 1660
Londres
Morte 21 de abril de 1731 (71 anos)
Londres
Nacionalidade britânica
Ocupação Escritor e jornalista
Daniel Defoe (Londres, 1660 – Londres, 21 de Abril de 1731) foi um escritor e jornalista inglês, famoso pelo seu livro Robinson Crusoé[1].

Biografia

Nasceu em Londres, provavelmente na paróquia de St. Giles Cripplegate. Foi aluno de Charles Morton cujo estilo, juntamente com John Bunyan e da oratória da época, poderá tê-lo influenciado construtivamente. Depois de acabados os estudos, tornou-se comerciante, embora a sua tendência para a especulação não tenha favorecido essa carreira[2] Escreveu panfletos famosos, muitos deles favoráveis a Guilherme III. Fundou e incrementou o jornal periódico The Review quase sozinho, desenvolvendo um trabalho que viria a favorecer a afirmação dos famosos The Tatler e The Spectator.
Contudo, foi graças a Robinson Crusoe, de 1719, que ficou famoso. Os críticos consideram que a forma moderna do romance nasceu como um texto narrativo, que, partindo das memórias de alguns viajantes, nomeadamente do marinheiro escocês Alexander Selkirk, configura um relato cuja verdade depende sobretudo da acumulação de pormenores concretos.
Neste romance narra-se a história do único sobrevivente de um naufrágio que o isola numa ilha aparentemente deserta. Assim se figura o percurso de uma personagem que, tudo fazendo para conservar os valores da sua humanidade básica, afirmando-os sobre uma natureza hostil e frequentemente incompreensível, acaba por ser adaptada pela história das ideias como um arquétipo dessa condição.
Em Moll Flanders de 1722, continuou a problematizar narrativamente os percursos de personagens solitárias e em crise. Uma outra obra significativa é A Journal of the Plague Year, também de 1722, na qual constrói um relato de uma epidemia de peste com admirável e original realismo.
Quando estava na na Escócia, em 1723, escreveu um relato romanceando as aventuras do jacobita fora da lei Rob Roy MacGregor, num artigo intitulado "Highland Rogue", o que fez este rapidamente passar a ser uma lenda e um herói para os clãs locais, o que veio atrapalhar muito a politica protestante e da união da Grã-bretanha não tivesse ele sido rapidamente amnistiado.
Faleceu em 21 de abril de 1731. Encontra-se sepultado em Bunhill Fields Burial Ground.

Obras

Algumas das suas obras:

Referências

  • 1.Biography of Daniel Defoe GradeSaver - acessado em 7 de abril de 2017
    1. The London Encyclopaedia - 3rd edition Livro do Google Books - acessado em 7 de abril de 2017


    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Robinson Crusoe

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Robinson Crusoe Frontispício da primeira edição Autor(es) Daniel Defoe Idioma inglês Lançamento 25 de abril de 1719 Robinson Crusoe é um romance escrito por Daniel Defoe e publicado originalmente em 1719 no Reino Unido . Epistolar , confessional e didático em seu tom, a obra é a autobiografia fictícia do personagem-título, um náufrago que passou 28 anos em uma remota ilha tropical próxima a Trinidad , encontrando canibais , cativos e revoltosos antes de ser resgatado. O livro foi originalmente publicado na forma de folhetins em The Daily Post, sendo o primeiro romance-folhetim. [ 1 ] O título original da obra é The Life and Strange Surprizing Adventures of Robinson Crusoe, of York, Mariner: Who lived Eight and Twenty Years, all alone in an un‐inhabited Island on the Coast of America, near the Mouth of the Great River of Oroonoque; Having been cast on Shore by Shipwreck, wherein all the Men peris

    O Artigo Definido em Inglês

    in Share O artigo definido the , é a palavra mais usada na língua inglesa. Ou seja, de todas as palavras que existem em inglês the é a que ocupa o primeiríssimo lugar. Em português, the significa o, a, os, as . É engraçado ver páginas e mais páginas em gramáticas da língua inglesa destrinchando todas as regras de uso de tal palavra. O pior é a perda de tempo que alunos e professores gastam tentando entender e explicar estas tais regras. O conselho que sempre dou a professores e alunos é aprender ou ensinar apenas as diferenças. Nada de ficar procurando chifre em cabeça de cavalo. O segredo é entender as diferenças e ponto final. Sem regras! Sem chatices! Sem enrolação! Por exemplo, em português podemos dizer ‘ meu carro ‘ ou ‘ o meu carro ‘. Isto é, podemos usar o artigo definido [ o, a, os, as ] antes de adjetivos possessivos [ meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, etc ]. Em inglês nunca usamos o the antes de my, your, his, her, our, their : o meu carro = my car

    Edgar Allan Poe

    Poeta norte-americano Por Dilva Frazão Biografia de Edgar Allan Poe Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um poeta, escritor, romancista, crítico literário e editor norte-americano. Autor do famoso poema “O Corvo”. Escreveu contos sobre mistério, inaugurando um novo gênero e estilo na literatura. Edgar Allan Poe (1809-1849) nasceu em Boston, nos Estados Unidos, no dia 19 de janeiro de 1809. Filho dos atores de teatro, David Poe e Elizabeth Arnold, ficou órfão de mãe e seu pai abandonou a família. Foi acolhido, mas nunca foi formalmente adotado, por uma família de ricos comerciantes de Baltimore, na Virgínia, que lhe proporcionaram uma educação de qualidade, dos melhores professores da época. Edgar Allan Poe ingressou na Universidade de Virgínia, onde se destacou no estudo de Línguas Românticas, antigas e modernas. Era inquieto e indisciplinado. Nessa época passava a maior parte do tempo envolvido com mulheres e bebidas. Desde cedo mostrou interesse pela l